Não há
como negar: se você gosta de tecnologia, então tem ou já teve a curiosidade de
saber de onde é que veio o nome daquela marca, produto ou empresa. Ou você
nunca parou para pensar em por que a Google tem esse nome ou, ainda, qual a
razão de seus produtos da Apple terem sempre um “i” em sua nomenclatura?
E a
Microsoft, o Google, o Twitter? Pois é, cada empresa tem a sua história,
algumas um pouco “diferentes”, outras já nem tanto, mas o que importa mesmo é
matar a curiosidade. Então, siga em frente e confira como foram escolhidos os
nomes que batizam, até hoje, algumas das principais companhias de tecnologia do
planeta.
Nokia
Se você
procurar no Google Maps por uma cidade chamada Nokia, vai acabar parando na
Finlândia, país no qual surgiu uma das mais famosas e importantes fabricantes
de equipamentos eletrônicos (em especial, celulares).
Sim, a
empresa em questão é a Nokia. A companhia, fundada em 1965 por Frederik
Idestam, recebeu esse nome para que a pequena cidade finlandesa saísse do
anonimato e ficasse mundialmente famosa. Bem, parece que o objetivo foi
alcançado, não é mesmo?
Toshiba
Tokyo
Denki e Shibaura Seisakusho, até então dois comuns cidadãos japoneses, fundaram
uma empresa que hoje leva os seus respectivos nomes para todos os cantos do
planeta. Com certo “bloqueio criativo” para batizar a empresa, os dois sócios
decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: Toshiba. Uma solução
simples e eficiente.
Samsung
Da
exportação de peixes secos a lojas de departamento, a Samsung passou por vários
ramos antes de tornar-se esta respeitada empresa de eletrônicos e tecnologia
que hoje é líder em vários segmentos. A explicação para o nome da empresa é
bastante simples: Samsung, em coreano, significa “três estrelas”. A ideia foi
do fundador da companhia, Byung Chull Lee, em 1º de março de 1938.
Apple
Quem
diria que uma simples maçã seria o símbolo de uma das marcas mais conhecidas
mundo afora?
Existem duas
histórias para o nome escolhido. A primeira conta que, um dia, enquanto os
fundadores da empresa viajavam por uma estrada, Steve Jobs virou para Steven
Wozniak e falou: “Eu tenho um nome para a companhia: Apple”.
Já na
segunda versão, essa um pouco mais elaborada, os dois não escolheram o nome à
toa. Na verdade, ambos pensaram em ter o máximo de vantagens possível, por
isso, três razões os motivaram a utilizar a fruta:
Apple
começa com a letra ‘A’ e isso faz com que ela apareça na frente da maioria das
marcas concorrentes em uma lista alfabeticamente ordenada. Além disso, frutas
passam uma imagem de vida saudável. Com a escolha da maçã, Jobs e Wozniak
queriam dizer às pessoas que a utilização de computadores é algo que não
prejudica a saúde.
Por fim,
o fator “surpresa”. Como o ser humano tem a tendência de memorizar associações
e eventos inusitados, criar uma marca de tecnologia chamada de Apple faria com
que isso ficasse gravado na mente das pessoas – e como podemos perceber,
funcionou.
E porque
todos os produtos trazem um “i” em seu nome? A ideia é passar, de forma
minimalista e elegante, a postura da empresa: aparelhos criados para usuários
pessoais (“i” de individual) e com total acessibilidade (“i” de internet).
Microsoft
Apesar de
ter buscado uma ideia menos “criativa” do que os seus eternos concorrentes da
Apple, Bill Gates também conseguiu criar uma marca mundialmente famosa – com um
nome que ficou fixado na mente de praticamente toda a população mundial.
O nome da
empresa vem da junção de duas palavras: “Microcomputer” e “Software”. Dessa
forma, Microsoft diz, mesmo que indiretamente, qual a principal atividade
praticada pela empresa.
IBM
O nome
IBM é, na verdade, simples e direto: International Business Machines. Mais
interessante do que a história original é outra, já desmentida pela empresa,
cuja sigla IBM seria, na verdade, uma brincadeira de seus fundadores com o
computador “HAL” do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Isso porque as letras
que formam “HAL” são exatamente as anteriores àquelas que do nome IBM.
Google
Para entender o nome Google é
preciso conhecer um pouco de matemática. Isso porque a palavra veio de um termo
matemático utilizado para expressar o número 1 seguido de 100 zeros:
“Googol”.
Se a
ideia era buscar algo que representasse “toneladas” de informação, o primeiro
passo já tinha sido dado. Todavia, a variação dessa palavra (a marca conhecida
como Google) surgiu, segundo boatos, de um simples erro de digitação na hora em
que foram buscar pelo domínio desejado.
Já outras
pessoas afirmam que os fundadores da empresa não contaram com o “acaso” e
simplesmente quiseram brincar com a palavra “Googol”, encontrando assim, a
alternativa: Google.
Yahoo!
Ao
contrário do que se imagina o nome da empresa não veio da expressão “Yahoo” que
pode significar uma exclamação verbal de aventura ou alegria. Os fundadores
Jerry Yang e David Filo escolheram a palavra por causa de sua definição
literária, mais precisamente do livro de Jonathan Swift “As viagens de
Gulliver”. Segundo a história, os “Yahoos” eram espécies de criaturas
selvagens.
Twitter
O
primeiro nome escolhido para o serviço tinha sido “Status”, mas este não
agradava nem a seus fundadores, que resolveram ir em busca de algo melhor.
Dessa forma, começaram a surgir várias ideias. Entre elas, apareceu a palavra
“twitch” que, em inglês, significa algo como “estremeção” – o que lembraria a
vibração do celular no seu bolso quando você recebe alguma SMS.
Apesar de
ser considerada como uma boa alternativa, o termo não trazia o apelo comercial
desejado pelos seus criadores. Então, vagando pelo dicionário em busca de
alternativas, surgiu a ideia que permanece até hoje: Twitter.
Uma
definição perfeita para pequenas quantidades de informação e, também, para pios
de aves – símbolos da empresa.
Facebook
O
Facebook é atualmente a maior rede social do planeta. Porém, no início, a ideia
era reunir os alunos da universidade de Harvard em um site onde pudessem
conversar, visualizar fotos e manter contato.
Facebook
é uma abreviação do nome original do serviço, primeiramente conhecido como
“TheFacebook”. Os “facebooks” são muito comuns nos Estados Unidos e reúnem
imagens dos alunos de escolas, universidades, cursos e fraternidades em geral.
Essa “tradição” foi a inspiração de Mark Zuckerberg na hora de dar um nome para
a sua rede social.
Sony
Assim
como os nomes de muitas gigantes da tecnologia, a Sony também encontrou a sua
alcunha ideal na junção de duas palavras diferentes. A primeira é “Sonus”,
palavra latina cujo significado é som. A outra é “Sonny”, uma maneira informal
de se referir a algo no diminutivo, como um menino pequeno, por exemplo.
Dessa
forma, a palavra Sony foi formada, levando-se em conta também a facilidade de
sua memorização e pronúncia em praticamente todos os idiomas.
Hotmail
O nome
Hotmail surgiu de brincadeiras com as palavras “hot” (quente) e “mail”
(correio). Além disso, havia também a inserção das letras “HTML” em destaque.
Assim, antigamente, quando você acessava o seu email, visualizava o site como
“HoTMaiL” – uma forma de destacar o código de programação utilizado para se
desenvolver páginas na internet.
Hewlett-Packard
O nome
original da Hewlett-Packard (popularmente conhecida como HP) veio da junção dos
sobrenomes de seus dois fundadores – Bill Hewlett e Dave Packard. A curiosidade
fica por conta da maneira que eles encontraram para definir qual nome deveria
vir primeiro: jogar cara ou coroa.
Nintendo
A palavra
Nintendo vem de uma transformação da original japonesa “Nintendou”,
sendo que “nin” significa pessoa, “ten”equivale a céu e “dou”
quer dizer terra. Algumas pessoas afirmam que se trata de uma adaptação de um
ditado japonês, algo como “Deixar a sorte nas mãos de Deus” ou, ainda,
“Confiada aos céus”.
.....
Depois de
uma marca se tornar conhecida, é difícil de acreditar em como alguns nomes
podem surgir das mais diferentes maneiras. O fato é que, seja utilizando a
junção de outras palavras ou simplesmente errando a digitação de um termo, os
criadores acabam acertando na hora de escolher um nome ideal!
http://www.tecmundo.com.br/toshiba/2790-qual-a-origem-e-o-significado-por-tras-do-nome-das-principais-empresas-de-tecnologia-do-mercado-.htm