Nem legalista, nem libertino, nem antinomista, porém, obediente
JOÃO 14:21
Aquele que tem
os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será
amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
JOÃO 15:10-15
Se
guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu
tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Devemos guardar os mandamentos de Deus NÃO para sermos salvos, mas porque fomos salvos.
Não devemos ser legalistas, achar que o cumprimento das leis ou mandamentos nos torna merecedores do favor de Deus, nem "antinomos", contrários a lei, mas obedientes.
"Legalismo
Do lat. legale + ismo. Tendência a se reduzir à fé cristã aos aspectos puramente materiais e formais das observâncias, práticas e obrigações eclesiásticas. A palavra traduzida Lei (gr. nomos; hb. torah) significa “ensino ou instrução”. O termo lei pode referir-se aos dez mandamentos e ao Pentateuco.
Relativo à lei, pessoa que pugna pela observância da lei, isto é, briga, combate, batalha, luta pelo cumprimento da Lei da tradição imposta pelos homens."
"libertinagem
substantivo feminino
.
- licenciosidade de costume, conduta de pessoa que se entrega imoderadamente a prazeres sexuais; a prática do libertino.
"a l. nos tempos de decadência moral"
ant. irreverência com relação a dogmas e crenças oficialmente aceitos, esp. no que diz respeito à religião e às suas práticas ritualísticas".
"antinomia
substantivo feminino
- fil na tradição cética ou em doutrinas influenciadas pelo ceticismo, tal como o kantismo, contradição entre duas proposições filosóficas igualmente críveis, lógicas ou coerentes, mas que chegam a conclusões diametralmente opostas, demonstrando os limites cognitivos ou as contradições inerentes ao intelecto humano.
- p.ext. contradição entre quaisquer princípios, doutrinas ou prescrições.
"a a. entre a Bíblia e os Vedas".
“Antinomismo significa um sistema de doutrinas que nega ou combate a lei (do grego: anti{contra} e nomos {lei}). Os antinomistas procuram enfatizar a Nova Aliança e combatem ou menosprezam a Antiga Aliança (Antigo Tstamento), um dos principais antinomistas foi JOÃO AGRÍCOLA que em 1537 em Witemberga de Eisleben pregou contra os sermões baseados na LEI, para ele só deveria se pregar o Evangelho da Nova Aliança.”
“Antinomismo significa literalmente "contra lei". Não no sentido de oposição à lei, mas no sentido de não aceitar que exista de fato alguma norma geral que seja capaz, por si mesma, de classificar a mentira como sendo certo ou errado.”
"Um antinomiano é alguém que é “anti', “contra” ou “contrário”, ao “nomos” ou “lei”.
INFRALAPSARISMO
GNOSTICISMO
O gnostiscismo foi e é um movimento religiosos sincretista que misturou elementos do cristianismo, da filosofia grega e outras crenças diversas. Os gnosticos negavam a encarnação de cristo e por isso são chamados de anticristos pelo apostolo João em sua primeira carta [i João 2.22; 4.2-3]. Os gnosticos foram também durante certo tempo criticados pelos primeiros lideres da igreja como os apologistas, alias estes diziam que o líder gnosticos era Simão, o mago de atos 8 que desviou-se do caminho. Irineu, Hipólito e Tertuliano acusavam a filosofia grega de Platão, Aristóteles Zenao e Pitágoras como principio do mal gnostico.
"CALVINISTA
Aquele que se vincula ao pensamento de Jão Calvino. Acredita que o homem para obter a salvação deve ser escolhido por Deus. Esse deve seguir uma vida voltada para o trabalho e afastada das ostentações materiais.HARMINIANOEmbora tenha sido discípulo do notável calvinista Teodoro de Beza, Arminius defendeu uma forma evangélica de sinergismo (crença que a salvação do homem depende da cooperação entre Deus e o homem), que é contrário ao monergismo, do qual faz parte o calvinismo (crença de que a salvação é inteiramente determinada por Deus ..."Monergismo
significa na teologia cristã a doutrina de que o Espírito Santo sozinho pode atuar num ser humano e propiciar a conversão.
sinergismo
substantivo masculino
teol doutrina protestante segundo a qual o homem, apesar do pecado original, conserva o livre-arbítrio na busca de sua salvação e na obtenção da graça divina.
..." Este tópico tem sido debatido na Igreja durante séculos. Não é exagero dizer que este debate diz respeito ao coração do próprio evangelho. Primeiro, vamos definir os dois termos. Quando falamos sobre Monergismo vs Sinergismo, teologicamente falando, estamos falando de quem realiza a nossa salvação.
O Monergismo, que vem de uma palavra composta grega que significa "trabalhar sozinho", é a visão de que só Deus realiza a nossa salvação. Este ponto de vista é defendido principalmente pelas tradições calvinistas e reformadas e está intimamente ligado ao que é conhecido como as "doutrinas da graça".
O Sinergismo, que também vem de uma palavra composta grega que significa "trabalhar juntos", é a visão de que Deus trabalha conosco na realização da salvação. Enquanto o Monergismo é intimamente associado com João Calvino, o Sinergismo é associado com Jacó Armínio, e suas visões têm grandemente influenciado a moderna paisagem evangélica.
Calvino e Armínio não são os criadores destes pontos de vista, mas são os defensores mais conhecidos do Calvinismo e Arminianismo."
"Judaizantes:
são pessoas que, não sendo etnicamente israelita ou passado por uma conversão formal, seguem parte da religião e tradição judaica. O termo foi usado no Novo Testamento para referir aos cristãos hebreus que requeriam que os cristãos gentios seguissem leis mosaicas."
DEFINIÇÃO DE PECADO
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato,
o pecado é a transgressão da Lei.
(1 João 3:4 - NVI)
(1 João 3:4 - NVI)
Graça
Lembrando que graça significa "favor imerecido", ou seja, Deus nos dando o que NÃO merecemos, como a salvação.
Misericórdia
Dizem que é Deus não nos dando o que merecemos, ex. o inferno.
Misericórdia sf. Compaixão suscitada pela miséria, pela dor alheia, (logo encontramos o vocábulo compaixão).
Compaixão sf. Pesar que nos desperta a desgraça, a dor de outrem; dó, comiseração, piedade. ( minidicionário Aurélio ).